Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Alessandro Lo-Bianco - Pelo segundo ano consecutivo, o projeto de prevenção em artes marciais Geração UPP, das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), terá atletas participando da principal competição de Jiu-Jitsu do mundo: o World Jiu-Jitsu Championship. Este ano a competição, que é organizada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, acontecerá no The Walter Pyramid, na cidade de Long Beach, no Estado Americano da Califórnia. Devido a grande vitória alcançada no ano passado, quando a equipe sagrou-se campeã com o atleta Gabriel Monteiro da comunidade da Providência, neste ano serão dois atletas representando a equipe: um da comunidade da Providência e outra da Cidade de Deus.



Gabriel Alves Paulo, atleta do projeto na UPP Providência e Vitória Carolina Araújo, lutadora do Geração UPP na Cidade de Deus embarcarão nesta noite (31/5) para os Estados Unidos. De acordo com o coordenador do projeto, cabo Christian Ribeiro, dos dias 1º a 5 de junho os representantes das UPPs que mais se destacaram estarão acompanhados por policiais militares que ministram aulas de artes marciais na UPP Providência na série de lutas que sagrará os melhores lutadores de Jiu-Jitsu do mundo.

A UPP Providência, que já teve um Gabriel campeão em 2015, aposta em outro para trazer o título para a comunidade da Zona Portuária este ano. O atleta também está na expectativa. “Estou muito empolgado com a competição e tenho me preparado muito para representar da melhor maneira minha equipe, comunidade e país. Agradeço aos meus mestres pela oportunidade e o apoio da minha família e amigos”, afirma Gabriel Paulo, de 16 anos.

Na noite desta segunda-feira (30/5) teve encontro de Gabriéis na UPP Providência: o campeão mundial Gabriel Monteiro foi encontrar o futuro campeão, Gabriel Paulo, para desejar boa sorte. "Gabriel é meu amigo de infância, estou muito feliz por ele ter a mesma oportunidade que eu tive. Espero que ele saiba aproveitar da melhor maneira possível e traga o bicampeonato para a Providência. Eu vou estar na torcida. Que Deus abençoe o caminho para a Vitória do meu amigo e xará", deseja o campeão Gabriel Monteiro, de 17 anos, referência para Gabriel Paulo.

Já para a primeira menina indicada pelo Geração UPP para disputar a competição, o desejo pela vitória a fará ir longe. “Minhas expectativas para o mundial são boas. Desejo muito trazer a medalha de ouro para o país e estou treinando muito para alcançar esse objetivo junto dos meus mestres e com o apoio da UPP Cidade de Deus”, diz Vitória Araújo, de 16 anos, moradora da comunidade da Zona Oeste.


Conquistas dentro e fora do tatame


Criado com a intenção de socializar jovens moradores de comunidades pacificadas, o projeto social Geração UPP acabou se tornando um celeiro de descoberta e de formação de talentos nas artes marciais. Além das centenas de conquistas nos mais diversos campeonatos em vários estados do território nacional, o time também ostenta a medalha de ouro do maior campeonato de Jiu-Jitsu do mundo: o International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), disputado na Califórnia, EUA, no ano passado. O responsável pela conquista foi o jovem faixa azul, Gabriel Monteiro, na época com 16 anos. Antes de ingressar no projeto, aos 11 anos de idade, o adolescente era visto com preocupação entre os moradores do Morro da Providência devido ao seu temperamento explosivo. Hoje, Gabriel se tornou o orgulho da comunidade.


Geração UPP: escola de campeões


Pilar do projeto social que atende a dezenas de comunidades do Rio de Janeiro com aulas de diversas modalidades de artes marciais desde 2010, o Geração UPP é desenvolvido por policias e atende a 4 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos. A união entre instituições é a responsável por tornar possível a viagem da equipe. O projeto de prevenção Geração UPP conta com patrocínio da Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil, Concessionária Porto Novo, Piraquê, Prime Esportes e apoio do Governo do Estado por meio das Secretarias de Segurança e Esportes, Lazer e Juventude.


Equipe Geração UPP no Mundial de Jiu-Jitsu 2016


Policiais instrutores: cabo Christian Ribeiro e soldado Thiago Diorgenes

Atletas: Gabriel Alves Paulo, 16 anos, UPP Providência; e Vitória Carolina Araújo, 16 anos, UPP Cidade de Deus

Data de ida: terça-feira, 31 de maio
Horário de embarque: 21h55
Companhia Aérea Delta Air Lines
Local: Aeroporto Internacional do Galeão - Terminal 2

Retorno: segunda-feira, 6 de junho
Horário de chegada: 8h
Companhia Aérea Delta Air Lines
Local: Aeroporto Internacional do Galeão - Terminal 2

Bottom Ad [Post Page]