Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Alessandro Lo-BiancoO artista Eduardo Kobra se consolidou como o maior grafiteiro do Brasil com a maior obra de grafite do mundo registra no livro dos recordes. Em Agosto de 2016, o Guiness World Records (Guiness Book) anunciou que o maior grafite já registrado no planeta foi realizado por Kobra. A arte está localizada no Boulevard Olímpico da Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro. A obra possui 15 metros de altura e 170 de comprimento. Chama-se “Etnias”, composto por cinco etnias distintas de indígenas. A arte passa o conceito de união entre povos.


Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Seu talento emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo e espalha pela cidade. Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo. Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através delas cria portais para saudosos momentos da cidade.

Kobra apresenta obras ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A ideia é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia, com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo hoje.

Paralelamente, Kobra realiza exposições dentro e fora do Brasil, além de pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil. A técnica anamórfica consiste em enganar os olhos, a pintura pode parecer distorcida em certo ângulo, mas, vista do ângulo correto, estipulado pelo artista ela se torna 3D, apresentando uma incrível variação de profundidade e realismo. O mais recente projeto do artista, chamado Green Pincel, visa combater artisticamente os vários tipos de agressões do homem a natureza e ao meio ambiente.

Inquieto e irrefreável em suas buscas criativas, Kobra é hoje, um fenômeno da arte brasileira da neovanguarda que “já” não se permite ignorar.

O Graffiti, popularmente conhecido também como Arte Urbana ou até mesmo Street Art, é um movimento artístico elaborado normalmente em locais públicos, especificadamente em paredes, muros, prédios, entre outros locais. Atualmente o Graffiti é considerado uma arte moderna urbana. Já no século XX, a história era diferente; era considerado como vandalismo. O Street Art surgiu na década de 1970 com alguns jovens em Nova Iorque, nos EUA. Sua principal característica era a técnica de ilustração e harmonização das cores. Possui uma conexão direta com o estilo Hip Hop e, conduzido de forma artística, os retrata problemas visíveis como os mais desfavorecidos na sociedade.

Uma das principais razões para este movimento é promover a liberdade de expressão como ferramenta na política atual. Existem ainda grupos de pessoas que discordam que o Graffiti é um movimento artístico; alegam que é uma forma de denigrir o status estético da cidade ou do bairro. Confundem com a “pichação” ou o vandalismo. Diferente do conceito do Graffiti, a pichação tem como a característica a escrita em esculturas públicas, imóveis privados, espaços públicos, entre outros locais.


Segundo Celso Gitahy (1999), o Graffiti é uma linguagem que possui características estéticas e conceituais. Na categoria estética é visto a expressão plástica figurativa e abstrata, e uma repetição de estilo quando é realizado em mão livre.



Sobre as características conceituais, é executado uma discussão política, valores sociais e econômicos, transmitindo sarcasmo e humor. Outro ponto é a reprodução da intervenção da humanidade exposto em um local urbano.


Bottom Ad [Post Page]